quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Novo Projecto - Artionet - Suiça



Boa tarde meus caros leitores (talvez ninguém:) vim aqui falar desta minha nova aventura por terras fora do meu lindo Portugal. Como todos sabem neste momento atravessamos tempos de crise e como tal os jovens licenciados tendem a cada vez mais a sair do nosso belo país. Não por falta de competências mas sim por não haver sítios onde aplica-las. Nesta perspectiva eu fui um desses casos e como tal decidi-me aventurar pela Suiça.
Então integrei o progama Eurodisseia, só disponível nas regiões autónomas,ou sejas nas Ilhas.
Estes projectos consistem em estágios remunerados (muito mal por sinal), mas que têm como objectivo dar a conhecer à pessoa uma nova cultura de trabalho e por sinal tentar abrir novos horizontes fora de Portugal . Os estágios variam entre 3 a 6 meses e no final a entidade empregadora tem opção de ficar com o estagiário, ou não.

Bem começando a falar agora da minha experiência pessoal. Eu integrei a empresa Artionet , empresa esta considerada de nível médio em termos de dimensão, mas com uma vasta gama de projectos aqui na Suiça. Para terem noção é uma empresa que já criou mais de 1500 sites, alguns deles para o governo suíço. Faz ainda a gestão dos mesmos.
A empresa é sediada na cidade de Délemont no cantão de Jura, cidade onde habito.
As pessoas da empresa são todas muito novas o que me facilitou a integração, pois como quem me conhece sabe, não tenho problema algum em conhecer e falar com novas pessoas, no entanto o mais difícil no inicio, e ainda o é, é a língua aqui falada. O francês.
O próprio cantão oferece-nos um curso da língua, o que sem duvida me está a ajudar bastante, mas claro quando se vem para uma empresa deste nível eles querem logo resultados por isso, ou "damos à sola" e nos mexemos ou tudo se torna mais difícil e como tal tenho que estudar bastante e pronto neste momento já me consigo safar mais ao menos.

O projecto que estou a realizar consiste na criação de um site já existente para os dispositivos móveis (Telemóvel e Tablet). Como ainda não está concluído não me é permito falar do projecto ainda.
Inicialmente comecei por desenhar rascunhos do que seria o site em Illustrator e após o término do mesmo passei então para a fase de código, em que estou a utilizar HTML5, CSS3, Bootstrap e Jquery , este ultimo um bom desafio porque nunca tinha utilizado. As pessoas da empresa são muito acolhedoras e existe um óptimo espírito de entre-ajuda e de equipa.

Até agora tudo corre bem. Estou muito contente por esta experiência e aconselho a todos se tiverem oportunidade de ver como funciona o trabalho noutro país a experimentarem, pois é uma mais valia pessoal e cultural.

Bem não me vou prolongar muito mais também para não tornar isto maçador para os meus zeros leitores:P

4 comentários:

  1. Obrigado por esta explicação, não fazia ideia que Portugal está em crise. Vou mesmo tentar o programa Eurodisseia.

    ResponderEliminar
  2. Quando o nosso primeiro ministro nos manda emigrar acho que está tudo dito como está Portugal..

    ResponderEliminar
  3. Muito sucesso! ;)
    Muito em breve também irei realizar o programa Eurodisseia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum boa sorte. Depois qualquer dúvida podes perguntar que no que puder explico. Eu fui o segundo "açoriano" aqui na Suiça:P Aconselho vivamente isto para quem vem com a mentalidade de trabalhar:P Se for para festa ou isso esquece:P É tudo carissimo aqui:P

      Eliminar